difusores de oleos essenciais como escolher e como usar

Difusores de óleos essenciais – como escolher?

O que é um difusor de óleos essenciais?

Os difusores de óleos essenciais, como o seu nome sugere, é um dispositivo utilizado para difundir óleos essenciais no ar. Esta difusão atmosférica combina o prazer da fragrância vegetal com os benefícios terapêuticos dos óleos essenciais. No entanto, existem vários tipos de difusores e tantas técnicas de difusão, e por isso é por vezes difícil fazer uma escolha! Mas não entre em pânico, Fizemos um resumo das diferentes técnicas de difusão e aqui damos-lhe todos os conselhos úteis que precisa de saber para difundir os seus óleos essenciais em segurança.

Como escolher o seu difusor?

Em primeiro lugar deve ter em mente que: os óleos essenciais e o calor não se dão bem! De facto, acima de 40°C, as suas qualidades são alteradas. É por isso que devem ser evitados queimadores ou lâmpadas aromáticas. A chama da vela queima diretamente o óleo essencial, desnaturando-o e degradando as suas moléculas, o que resulta numa difusão que não é muito saudável para a sua saúde!

É, portanto, preferível utilizar um dispositivo de difusão a frio ou calor suave (<40°C).
Há vários tipos de dispositivos disponíveis no mercado, aqui estão alguns deles:

  • Difusores de óleos essenciais por nebulização
  • Difusores de óleo essencial ultrassónico.
  • Difusores de óleos essenciais por ventilação
  • Difusores de óleos essenciais de calor suave

Se não quiser ficar desapontado, coloque o critério da tecnologia de difusão à frente do aspeto visual do difusor. Antes de descrever cada tecnologia de difusão com mais detalhes, por favor note que:

  • Se está a difundir óleos essenciais pela sua eficácia terapêutica, e por isso pretende uma difusão de excelente qualidade “técnica”, a difusão por nebulização (difusores de nebulização) é essencial.
  • Se quer beneficiar das virtudes dos óleos essenciais, mas também quer dar à sua casa uma bela atmosfera de difusão, é melhor recorrer à difusores ultrassónicos, a única tecnologia que lhe permite ver a névoa de difusão. Em termos terapêuticos não será tão “perfeito” como por nebulização, mas pode e deve ser considerado pois trata-se de uma tecnologia a frio que não altera as propriedades dos óleos.
  • Também se deparará com difusores que utilizam calor suave ou ventilação, cuja principal vantagem é serem baratos.

Difusores de óleos essenciais por Nebulização

Como é que funciona?

Os óleos essenciais são impulsionados verticalmente por uma bomba, através de um bocal de vidro fino. Na saída deste bocal, um fluxo de ar muito rápido e transversal vem receber os óleos essenciais, que são assim projetados lateralmente nas paredes dos vidros exteriores. Os fluxos de óleo essencial e de ar são fortemente acelerados pelo efeito venturi, um efeito produzido pela forma dos dois bicos. A alta velocidade destes dois fluxos, bem como o ângulo em que se intersectam, cria uma dispersão muito forte das partículas de óleo essencial que são assim expulsas para a atmosfera. Os óleos essenciais retêm assim todas as suas propriedades. Ideal para uma boa difusão

Vantagens

  • A difusão por nebulização é atualmente a tecnologia de difusão mais avançada. É de facto o único que permite uma difusão poderosa, podendo preencher espaços até 100m²!
  • Além disso, esta difusão é inteiramente fria, e as partículas de óleo essencial estão particularmente bem dispersas quando são projetadas: são, portanto, mais leves e permanecem suspensas no ar por mais tempo do que com outras tecnologias.
  • Finalmente, os nebulizadores são geralmente produtos muito bonitos, com belos objetos de vidro e bases feitas de materiais nobres.

Desvantagem

  • A principal desvantagem da nebulização é o ligeiro ruído que ela produz. Um nebulizador fará sempre um pequeno ruído de assobio, que não é perturbador numa sala de estar, mas claramente não é possível num quarto de dormir. É apenas um pequeno ruído de vibração, mas pode incomodar algumas pessoas.
  • O segundo problema com a nebulização é o preço dos difusores. É claramente o topo de gama em termos de tecnologia de difusão.

Razões para escolher

  • Quer difundir óleos essenciais para fins terapêuticos (desinfeção do ar, atmosfera zen, prevenção de doenças de Inverno, etc.): a nebulização é a solução ideal neste caso!
  • Quer fazer um belo presente para alguém: estes são belos objetos, muitas vezes feitos de materiais nobres.
  • Quer difundir numa grande área: um nebulizador pode ser usado em espaços até 100m2

Difusores de óleos essências ultrassónicos

Como funciona?

Os difusores ultrassónicos são muito mais simples de operar do que os nebulizadores. São dispositivos que emite vibrações de muito alta frequência. Num recipiente é colocado água e óleo essencial. Essa mistura sob o efeito da vibração transforme-se numa névoa de água fria (não é vapor), que transporta as partículas de óleo essencial na superfície! Simples e eficaz.

Vantagens

  • Estes difusores podem ser muito bonitos, especialmente graças à névoa que deles sai: isto cria um efeito visual muito agradável
  • A difusão ultrassónica é uma tecnologia de difusão eficaz, e pode facilmente “alimentar” uma sala de 30 m² com um destes difusores.
  • Fazem muito pouco barulho! Apenas um pequeno salpico de água, nada como o ruído da bomba de ar comprimido dos nebulizadores.

Desvantagens

  • A primeira desvantagem destes difusores diz respeito à sua eficácia terapêutica. De facto, ao contrário da nebulização, as partículas de óleo essencial não são projetadas puras no ar, mas acopladas com partículas de água pesada na forma líquida. Os ingredientes ativos das moléculas aromáticas permanecerão, portanto, suspensos no ar durante menos tempo antes de voltarem a cair, reduzindo assim a duração dos efeitos dos óleos essenciais. Não é tão bom como a nebulização, mas não deixa de ser um método terapêutico válido.
  • O segundo problema com esta tecnologia é a fiabilidade de certos produtos. Há muitos difusores ultrassónicos de má qualidade. Cuidado.

Razões para escolher

  • Quer difundir óleos essenciais de forma eficiente, mas não precisa de potência excessiva.
  • Quer absolutamente “ver” a difusão: a névoa que é libertada é muito visual, quase hipnótica!
  • Quer obter efeitos terapêuticos num espaço pequeno, tipo quarto.
  • Quer um difusor que faça muito pouco barulho, mas ainda assim poderoso.

Difusores de óleos essenciais por ventilação

Como o nome sugere, os difusores por ventilação difundem o óleo essencial utilizando um ventilador. O mesmo é colocado diretamente em contacto com um mata-borrão embebido no óleo essencial, que se evaporará depois. Este tipo de difusor não é muito adequado para aromaterapia porque os óleos evaporam muito rapidamente, mas ainda é interessante para criar uma atmosfera olfativa na sua casa.

Difusores de óleos essenciais de calor suave

Os difusores de calor suave, por outro lado, funcionam graças a uma pequena resistência elétrica que aquece os óleos essenciais. Atenção: pelas mesmas razões mencionadas acima, recomendamos que escolha um aparelho que aqueça a menos de 40°C. A utilização deste tipo de difusor é ideal para pequenas áreas (20m2 no máximo) e este dispositivo é particularmente silencioso.

Como difundir óleos essenciais sem um difusor?

É de facto possível, mesmo que este método de difusão seja menos eficaz, é possível simplesmente difundir óleos essenciais em casa, mesmo sem um dispositivo!

Pode, por exemplo, colocar algumas gotas do seu óleo essencial favorito em lã de algodão e colocá-lo junto a um ventilador, ou misturar óleos essenciais num frasco pulverizador com água destilada, ou mesmo colocar algumas gotas num lenço de papel, que mantém perto de si. Estes métodos são rápidos e fáceis de utilizar e permitir-lhe-ão desfrutar dos benefícios dos óleos essenciais, mas têm um alcance de difusão bastante limitado.

Áreas de difusão

Difusão com efeito terapêutico
50 m2 – Nebulização
20 m2 – Ultrassónico
10 m2 – Calor suave
<10m2 – Ventilador

Difusão em atmosfera olfativa
100 m2 – Nebulização
50 m2 – Ultrassónico
20 m2 – Calor suave
<10m2 – Ventilador

Óleos essenciais – Guia completo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar O meu carrinho
Fechar Favoritos
Visualizado recentemente Fechar
Fechar

Fechar
Navegação
Categorias