Copo menstrual como usar, vantagens e desvantagens

Copo menstrual – Tire aqui as suas dúvidas

O que é um copo menstrual?

O copo menstrual é um copo reutilizável em forma de sino que é utilizado internamente inserido na vagina, recolhendo em vez de absorver o seu fluxo menstrual. Os copos menstruais existem desde os anos 30. É portanto um conceito que não é recente mas foram feitos avanços consideráveis na higiene feminina que tornam esta pratica muito aconselhável.

A razão da sua pouca divulgação é muito simples e tem a ver com o facto de muitas mulheres sentir-se desconfortáveis ao mudar a sua rotina de cuidados menstruais. Um estudo realizado em 2011 concluiu que a a opinião que as mulheres têm sobre o produto mostra que pode existir uma tentativa de mudança de atitude de comportamento, uma vez que as mesmas assumem o copo menstrual como: “ecológico e natural”, “alternativa aos pensos e tampões absorventes”, “higiénico e económico”, “melhorar o meio ambiente”; “produto reciclável”, “produto inovador que traz à mulher mais conforto e segurança”, “prático”, “bastante útil e de fácil adaptação”, “eficaz”, “mais cómodo”, “reutilizável”, “inovador e seguro” e “amigo do ambiente”.

Um estudo realizado com 3300 mulheres  publicado pelo The Lancet Public Health concluiu que os copos menstruais são uma alternativa segura, eficaz, acessível e com uma taxa de fuga igual ao menos que os tampões ou os pensos higiénicos.

  • PromoçãoOportunidade
    Masmi Copo Menstrual
    MASMI – Copo Menstrual 16,80

    O copo menstrual é uma alternativa natural ao uso de tampões e pensos higiénicos. A sua função é recolher o fluxo menstrual do seu período, sendo a sua aplicação muito similar à de um tampão.

Como utilizar o copo menstrual?

O copo menstrual é uma proteção higiénica que, ao contrário dos pensos e tampões, não absorve o sangue mas retém-no dentro da vagina. Todas as mulheres podem utilizá-lo. Optar pelo copo menstrual requer, acima de tudo, conhecimento de como funciona e, acima de tudo, uma posição relaxada, uma vez que envolve a inserção de um pequeno copo na vagina.

Como introduzir o copo menstrual ?

Na primeira utilização, é essencial esterilizar o copo menstrual mergulhando-o numa panela de água a ferver, e depois inseri-lo: Com as mãos limpas, o copo menstrual é introduzido na vagina dobrando-o ao meio, de modo a que se desdobre (dentro da vagina) até aderir às paredes vaginais de forma estanque, evitando assim fugas.

O copo deve ser esvaziado no máximo a cada 8 horas, o que varia de acordo com o fluxo menstrual. Dependendo do seu tamanho e fluxo, o copo precisa de ser esvaziada 2 a 5 vezes por dia.

Se a inserção for difícil, humedecê-lo com água ou um lubrificante ou colocá-lo debaixo do chuveiro.

Copo menstrual - como introduzir

Copo menstrual – Como introduzir

Copo menstrual - Posição correta

Copo menstrual – Posição correta

Como remover o copo menstrual?

O copo menstrual pode ser removido puxando suavemente a pequena extremidade na base do copo e apertando ligeiramente o copo para anular o efeito ventosa.

Copo menstrual - Como retirar

Copo menstrual – Como retirar

Qual o tamanho deve escolher?

Tal como os tampões, o copo menstrual adapta-se a todas as formas vaginais e vem em tamanhos diferentes, dependendo da quantidade de fluxo menstrual. A escolha do tamanho certo é essencial para evitar o risco de fugas! Alguns fabricantes oferecem 2 a 6 modelos diferentes, dependendo da sua idade (acima ou abaixo de 25 anos), altura (acima ou abaixo de 1,70m) e número de crianças. Para as atletas, alguns desportos que reforçam particularmente o períneo exigem o uso de copos mais pequenos.

Quais as vantagens do copo menstrual?

As vantagens são tanto económicas como ecológicas, uma vez que a taça pode ser reutilizada até um ano, de acordo com os fabricantes, e não produz resíduos, ao contrário de outras proteções. Dependendo do modelo, um copo menstrual custa entre 15 e 30 euros e é uma solução mais económica do que a utilização de tampões e pensos higiénicos.

O copo pode absorver até três vezes mais sangue do que um tampão, proporcionando assim uma proteção duradoura e hipoalergénica, uma vez que é feito de material de grau médico para limitar o risco de alergias, membranas mucosas vaginais secas ou infeções fúngicas. Finalmente, é discreto e invisível sob o vestuário e prático para atividades desportivas.

As desvantagens do copo menstrual?

A utilização de um copo implica algumas restrições práticas, especialmente em termos de higiene, uma vez que deve ser enxaguada com água cada vez que é removida e esterilizada entre dois ciclos. “A utilização de um copo requer uma higiene muito rigorosa das mãos ao inseri-lo, bem como um tempo de adaptação para a sua inserção na vagina e a sua remoção.

É bastante raro, mas existe o risco de deslocamento de um dispositivo intra-uterino ao puxar os seus fios ao remover o copo menstrual e assim diminuir a eficácia do DIU. Em caso de infeção vaginal, recomenda-se que se deixe de usar um copo menstrual até a infeção desaparecer completamente.

Além disso, a sua utilização está contraindicada em caso de hemorragia pós-natal. Se tiver quaisquer dúvidas ou perguntas sobre o copo menstrual, não hesite em consultar o seu médico ou ginecologista.

Cuidados gerais com os copos menstruais:

  • Seguir as indicação de higiene (lavagem das mãos, copo, etc.);
  • O tempo máximo de uso do copo (6 a 8 horas)
  • O copo só deve ser usado durante a menstruação e esvaziado regularmente (de 4 a 6 horas);
  • Quem já teve síndrome do choque tóxico não devem usar proteção interna;
  • É recomendado utilizar proteção externa durante a noite, para reduzir o risco de desenvolvimento de síndrome do choque tóxico.

Perguntas frequentes:

Há fugas de sangue durante o uso do copo menstrual?

Não, devido ao efeito ventosa, o copo menstrual adere a parede vaginal. Este mesmo efeito cria alguma dificuldade no momento de retirar o copo, mas é algo que, com prática, se ultrapassa rapidamente.

Posso nadar com o copo menstrual?

Sim, e ao contrário do tampão não fica encharcado pois não deixa entrar água.

O copo menstrual respeita o meu corpo?

Feito de material cirúrgico, não ataca a flora vaginal como os tampões. Como o sangue não está em contacto com o ar, não há risco de infeções, micoses ou odores desagradáveis.

Como limpo o copo em casas de banhos públicas?

Com toalhitas desinfetantes ou com água (de garrafa). Como última alternativa use papel higiénico.

Todos os copos menstruais são iguais?

As diferenças são muito poucas entre as várias marcas disponíveis no mercado. De todo modo, se sentir algum desconforto, deve testar outra marca antes de desistir. Na naturibio comercializamos a famosa marca MASMI.

  • PromoçãoOportunidade
    Masmi Copo Menstrual
    MASMI – Copo Menstrual 16,80

    O copo menstrual é uma alternativa natural ao uso de tampões e pensos higiénicos. A sua função é recolher o fluxo menstrual do seu período, sendo a sua aplicação muito similar à de um tampão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fechar O meu carrinho
Fechar Favoritos
Visualizado recentemente Fechar
Fechar

Fechar
Navegação
Categorias