champô sólido natural naturibio

Champô sólido – Tudo o que precisa de saber

 

champô sólido natural naturibio

Já ouviu falar do champô sólido mas ainda não percebeu bem o conceito. Quer esclarecer duvidas e experimentar? Então chegou ao sitio certo.

Nos últimos anos, o mundo da cosmética tem vindo a sofrer uma completa revolução. Voltar ao básico, sem aditivos nocivos à saúde ou ao ambiente é a tendência. Nesta abordagem ecológica, uma simples observação verificamos o seguinte: os recipientes dos produtos de higiene e cuidados são frequentemente feitos de plásticos altamente poluentes. Garrafas, caixas, etc… todas estas embalagens têm um tempo de vida muito curto para um impacto negativo muito forte sobre o ambiente. Por isso, algumas marcas oferecem agora formatos “sólidos” em embalagens ecológicas. Após o regresso dos sabonetes para substituir os géis de duche, é agora o mercado do champô a ser abalado por este fenómeno.
O champô sólido, no entanto, levanta várias dúvidas e curiosidades. “Como usar um champô sólido?” “O meu cabelo ficará macio?” ou “Um shampoo sólido faz espuma?”. Já se colocou essas questões? Tentaremos neste artigo responder a todas as suas dúvidas. Vamos ao guia completo dos champôs sólidos.
Ponto prévio. Com o champô sólido acabou-se o espetáculo debaixo do duche com o frasco na mão, terá que cantar sem “microfone”

O que é um champô solido?

Por estranho que possa parecer, o champô não existe apenas na forma líquida. Um champô é chamado “sólido” quando não há água na sua composição. Isto em contraste com os champôs “clássicos”, que são compostos por uma média de 70% de água. Água não é realmente o que faz falta no chuveiro. Para além das suas vantagens ecológicas, o champô sólido tem também uma grande vantagem. Sem água, já não é necessário adicionar os conservantes químicos que danificam o seu cabelo. A sua composição é frequentemente composta apenas por ingredientes ativos!
O champô sólido, tal como o seu homólogo líquido, foi concebido para limpar o cabelo e o couro cabeludo. Vêm em todas as formas e cores. Outra diferença com o champô líquido é que a composição é muito mais saudável. A grande maioria das marcas que oferecem champôs sólidos trabalham com ingredientes naturais.

Vantagens de um champô sólido

Ecológico
O champô sólido permite limitar a embalagem ao estritamente necessário: uma caixa reutilizável, uma embalagem de cartão ou de papel são suficientes. Em contraste, a embalagem de um frasco “clássico” de champô é mais frequentemente de plástico, com quase 29 milhões de frascos de champô de plástico deitados fora em Portugal todos os anos, de acordo com o Planetoscope (este link é relativo a França, mas pensamos que os hábitos dos franceses e portugueses serão similares por isso fizemos uma simples regra de três simples). Finalmente, permite utilizar menos água durante a sua produção, e os elementos que a compõem não irão poluir a água durante a sua utilização. Finalmente, como não contêm água, não necessitam de conservantes.

Económico
Um champô sólido equivale em média a 2-3 frascos de champô líquido, o que equivale a mais do dobro. São cerca de 80 lavagens de cabelo. Como se pode ver, mesmo que o custo inicial seja mais elevado, o champô sólido tem uma duração superior. Assim, pode poupar.

Prático
Pequenos e leves, podem ser levados para qualquer lugar. Ideal para os viajantes, podem ser facilmente enfiados numa mala, sem risco de derrame ou ser confiscados no aeroporto. Simples e funcional!

O champô sólido é eficaz?

Uma questão que provavelmente se coloca: os champôs sólidos são tão eficazes como os champôs líquidos a que estamos habituados? A resposta é um grande SIM! Se escolher um champô sólido adaptado ao seu tipo de cabelo ou ao problema que enfrenta, ele será tão eficaz como um champô líquido, ou ainda mais. Encontrará muitos testemunhos na Internet de homens e mulheres que encontraram no champô sólido uma solução milagrosa. Mas atenção, tal como em todos os produtos, poderá não acertar a primeira, não desista, existe seguramente o champô solido adequado a si.

Como escolher o seu champô sólido?

Para escolher o seu champô sólido, basta seguir os mesmos passos que para um champô líquido tradicional. De facto, é necessário escolhê-lo de acordo com a natureza do seu cabelo, mas também com a frequência de utilização e o perfume ao seu gosto.

Os champôs sólidos fazem menos espuma?

Os primeiros champôs modernos apareceram na década de 1930. A ideia de que um champô deve fazer espuma para lavar bem está ancorada nas nossas cabeças há já algum tempo… Mas a espuma, há muito “sinónimo de eficiência”, está agora a revelar a sua face oculta! Composto principalmente por Laureth Sulfate de Sódio, champôs convencionais, que são muito espumosos, têm sido criticados porque secam a fibra capilar e irritam o couro cabeludo. Sulfatos como o SLS são tensoativos baratos que produzem espuma abundante, o que explica porque são amplamente utilizados em champôs convencionais.

Face aos estudos que mostram o potencial irritante e secante do SLS, os cosméticos naturais e biológicos estão à procura de alternativas. Assim, num champô natural, são utilizados de preferência tensoativos suaves derivados de açúcares de extratos de plantas, tais como o coco. São espumantes, detergentes, umectantes, solúveis em água e biodegradáveis, de origem vegetal permitidos em cosmética natural pela ECOCERT. Uma vez que frequentemente espumam menos do que o SLS, a sua utilização pode ser algo estranha no início.
Mas é importante notar que a formação de espuma nada tem nada a ver com a sua capacidade de lavagem.

Em conclusão, por norma os champôs sólidos naturais fazem menos espuma de que os champôs convencionais. Não desista nos primeiros dias, seja paciente, vai ver que ao fim de alguns dias estará rendida ao seu champô sólido.

Que marcas de champô solido devo comprar?

Como para todos os produtos cosméticos e de higiene o que para alguns é fantástico para outros é mau. Sugerimos que experimente 2 ou 3 marcas até encontrar aquele que se adapta melhor a si.

Os champôs sólidos estão na moda, desconfie de marcas que apresentam apenas um produto e com um marketing agressivo. Dizer que um produto é natural, não chega. É necessário evidenciar muito bem os ingredientes utilizados. Desconfie de champôs sólidos que prometem muita espuma. Um verdadeiro champô sólido natural não faz tanta espuma como os champôs convencionais. Desconfie de marcas brancas com pouca informação sobre o verdadeiro produtor do champô.

Aqui na Naturibio privilegiámos produtores de confiança e com provas dadas:

Faith in Nature – Produtor britânico, líder nos champôs líquidos naturais, com décadas de experiencia, lançou recentemente a linha de champôs sólidos.

Biovó – Produção artesanal de confiança. Existe um nome, uma cara, uma história. Uma aposta segura.

Amor Luso – Uma casa muito apreciada por cá. Produtos naturais portugueses com embalagens originais.

Unii – uma marca com experiencia vasta nos produtos naturais e biológicos.

Como usar um champô sólido?

Não é nada de transcendental, mas mais vale seguir as nossas recomendações se for a primeira vez que vai experimentar um champô sólido:
Para começar:

  1. molhe o cabelo como sempre fez antes de usar um champô convencional
  2. Depois tem duas opções:
    Produzir espuma passando o champô nas mãos como um sabonete normal e aplicar a espuma no cabelo ou
    Passar o champô diretamente no cabelo.
    Recomendamos a primeira opção para cabelos curtos e a segunda para cabelos compridos.
  3. Assim que o produto for aplicado no seu cabelo, faça movimentos circulares e massaje suavemente o seu couro cabeludo
  4. Uma vez concluída esta etapa, pode enxaguar completamente com água limpa
  5. Finalmente, para prolongar a vida do seu champô sólido biológico, basta deixá-lo secar após a sua utilização, numa saboneteira ou toalha, e depois guardá-lo numa caixa. Desta forma, obterá o máximo do seu champô.

Fácil, não é?
Lavar o cabelo todos os dias é agressivo para o couro cabeludo, enfraquece o cabelo e promove a produção de sebo. A frequência de lavagem depende do seu tipo de cabelo. Assim, o cabelo oleoso, que se regenera rapidamente, deve ser lavado com mais frequência do que o cabelo seco. Em geral, recomendamos lavar o seu cabelo duas vezes por semana, no máximo, e ajustar de acordo com as suas necessidades.

Óleo de rosa mosqueta – benefícios

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Navegação
Fechar

O meu carrinho

Fechar

Favoritos

Visualizado recentemente

Fechar

Bem Vindo a NATURIBIO

Os seus dados pessoais serão usados para apoiar a sua experiência em todo este site, para gerir o acesso à sua conta e para outros fins descritos na nossa política de privacidade.

Já tem uma conta?

Fechar

Fechar

Categorias

Registe-se na lista de espera Iremos informá-lo quando o produto estiver em stock. Por favor, deixe um endereço de correio eletrónico válido.